quarta-feira, 11 de abril de 2012

GENGIBRE... PARA QUE? COMO?


Proveniente do sudeste asiático, o gengibre é uma das plantas mais antigas do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, em especial do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

O gengibre é indicado para programas de desintoxicação do organismo por possuir substancias terapêuticas, ajudando no combate a proliferação de vírus e bactérias. EXCELENTE para tratamentos de náuseas, vômito, dor de cabeça, congestão no peito, diarreia, dor de estômago e doenças nervosas, o gengibre é sem dúvidas um excelente remédio, ajudando na inflamação na garganta, asma e bronquite.

Seus óleos essenciais produzem calor, ativam a circulação e otimizam a queima calórica.
POR ISSO É CONSIDERANDO UM ALIMENTO TERMOGÊNICO.

ELE TAMBÉM ESTIMULA A secreção gástrica e com isso melhora a digestão, alivia a constipação, cólicas, flatulências e distensão abdominal.


Pode ser consumido fresco, seco, em conserva ou cristalizado.
O gengibre em pó pode ser feito em casa (deixando-o secar, retirando a casca e o moendo por inteiro) ou pode ser comprado pronto em pacotes e cápsulas. Também pode ser utilizado em conserva e utilizado como tempero de carne,peixe e frango.

Pessoas com pressão alta devem evita-lo e a sua forma em pó pode causar azia em alguns indivíduos.

CONFIRA ALGUMAS RECEITAS ABAIXO:

CHÁ
1 colher de chá de gengibre ralado
1 xicara de chá de água.
Modo de Fazer: Despejar o gengibre na água e ferver por 5 minutos. Coar e beber morno. Cuidado: em água muito quente o gengibre perde suas propriedades. Se quiser pode mastigar os pedacinhos de gengibre.

GENGIBRE EM CONSERVA

Modo de Fazer: Cozinhe cerca de 350g de gengibre descascado e cortado em fatias finas numa panela com água até que ferva. Escorra numa peneira e deixe esfriar naturalmente. Em outro recipiente coloque 1/2 xícara de açúcar, 1 xícara de vinagre e 3 colheres de chá de sal. Leve ao fogo e espere levantar fervura. Deixe esfriar. Misture o gengibre e a mistura de sal, açúcar e vinagre. Coloque em um recipiente de vidro de aproximadamente ½ litro e tampe. Deixe curtir por 2 dias à temperatura ambiente. Armazene na geladeira (por cerca de 6 meses).

SOPA DE GENGIBRE COM ABÓBORA
ngredientes:
1 colher de sopa de azeite extra-virgem
½ cebola média picada
1 colher de chá de gengibre picado
1 kg de abóbora amarela em pedaços
½ litro de caldo de legumes natural
1 litro de água filtrada

Sal a gosto
Modo de fazer: Cozinhe a abóbora no vapor até que fique macia. Bata no liquidificador com pouca água, a mesma água que cozinhou a abóbora (consistência de creme) e reserve; Aqueça uma panela e acrescente a cebola, o alho amassado até ficar transparente. Junte o creme de abóbora e tempere com sal, caldo de legumes natural e o gengibre. Mexa bem e deixe ferver por alguns minutos. Desligue o fogo. Regue com o azeite de oliva extra-virgem.

SUCO DETOX:
½ maça ( ou 1 fta de abacaxi) + 200 ml água de coco natural ( ou chá verde) + 2 folha de couve + 2 fatias finas de gengibre.
Bata tudo e tome em jejum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário