segunda-feira, 5 de julho de 2010

INTESTINO....VOCÊ TEM CUIDADO DELE???

Toda condura dietoterápica deve iniciar no intestino... por que é ali onde ocorre a absorção de muitos nutrientes, assim como a eliminação de toxinas e todo o "lixo" que ingerimos e precisa ser eliminado.
Se seu intestino não esta bom, essas duas coisas não acontecem da forma que deveria e muitas consequencias indesejaveis assim podem ocorrer.
Os alimentos que comemos e a maneira pela qual vivemos nossas vidas têm uma enorme influência em nosso intestinos. E nossos intestinos estão relacionados com a saúde geral do organismo graças à microbiota (flora) intestinal.
Existem várias espécies de bactérias no cólon que começaram a aparecer lá em nosso primeiro ano de vida, graças a diversos fatores como alimentação, uso de remédios, e ambiente em que vivemos.
A função básica do intestino é absorver água e nutrientes. A microbiota intestinal exerce vários papéis:

* Fermentação de substâncias que não são digeridas no intestino delgado (exemplo fibras) o que gera várias moléculas, inclusive umas responsáveis em gerar energia para às células do revestimento da parede do intestino o que consequentemente melhora a absorção de minerais.
* Proteção (Sistema imunológico): elas podem proteger o organismo contra invasões bacterianas no próprio intestino e podem ainda se comunicar com as células de defesa do sistema gastrointestinal fazendo com que o fígado coordene a resposta imunitária para moléculas alimentares mal digeridas (exemplo lactose) e microorganismos nocivos.

Alimentação pobre em fibras e rica em alimentos refinados, baixa ingestão de água, consumo excessivo de doces, derivados do leite e frituras além de uso indiscriminado de antibióticos podem ocasionar um desequilíbrio na microbiota intestinal causando diminuição das bactérias benéficas e aumento das bactérias nocivas ao organismo.
Muitos alimentos tem sido desenvolvidos para ajudar a reequilibrar a microbiota intestinal. Eles podem conter:

* prebióticos que são compostos alimentares não digeríveis (fibras), que estimulam o crescimento e a proliferação das bactérias benéficas
* probióticos que são microorganismos vivos que após ingeridos em quantidades suficientes exercem efeitos benéficos no organismo
* simbióticos que combinam prebióticos com probióticos

Então, para viver em paz com seu intestino, siga essas digas:
Consuma mais alimentos integrais, beba ao menos 2 litros de água por dia (de preferência em temperatura ambiente), consuma regularmente frutas, verduras e legumes, pratique atividade física e, quando necessário, dê uma força ao seu intestino com o uso de probióticos.
Fale com sua nutricionista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário