Vinda da Ásia, a semente de linhaça pertence à família das Lináceas e é obtida a partir do linho, uma das plantas mais antigas da história. Apesar do consumo da linhaça ser relativamente novo, esta é uma das sementes oleaginosas mais tradicionais de todos os tempos.
A semente de linhaça se destaca como sendo um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.
Veja a composição nutricional de 15 g (1 Colher de Sopa) da Semente de Linhaça:
Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Ômega-3 58%
Ômega-6 16 %
Sódio 7,8 mg
Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que tem propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
Os Ácidos Graxos Ômega 3 e Ômega 6 presentes na linhaça protegem o coração, já que é um antioxidante com potente ação contra a formação de placas de ateroma, além de reforçar o sistema imunológico, reduzir inflamações, atuar na redução do colesterol total e triglicerídeos e ainda retardar a coagulação sanguínea.
Ainda contém as Fibras Solúveis e Insolúveis, que regulam o trânsito intestinal (prevenindo o câncer de cólon), e retardam a absorção de glicose e colesterol no intestino.
Existem dois tipos de semente de linhaça: dourada e marrom. Não existem diferenças na composição dos dois tipos, já que as duas são compostas pelos mesmos nutrientes e mantém o mesmo potencial funcional. Porém, a marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido e a dourada é plantada em regiões frias.
A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que é mais difícil de digerir devido a sua casca dura. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, armazene-a em refrigerador, em local escuro, longe da luz.
As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.
Abaixo vão algumas receitas para incrementar seu cardápio com essa semente poderosa!
BOLO DE BANANA COM LINHAÇA•
3 bananas grandes picadas
1 xícara de chá de óleo (girassol, canola etc)
4 ovos inteiros
2 xícaras de chá açúcar
100 g de linhaça
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento
Bater no liqüidificador os 5 primeiros ingredientes bem batido
Depois juntar a farinha, aos poucos, e bater
Colocar o fermento e terminar de bater
Coloque a massa numa forma grande untada e enfarinhada
Levar ao forno médio pré - aquecido (aproximadamente 210º graus) até que esteja dourado e, furando com um palito, este saia limpo
Caso deseje, pode cortar bananas em fatias para colocar por cima da massa e polvilhar açúcar e canela antes de ir ao forno
VITAMINA COM LINHAÇA
1 colher(es) (sopa) de mel
250 ml de leite desnatado (ou leite de soja)
1 unidade(s) de banana nanica ( ou qualquer fruta)
1 colher(es) (sopa) de sementes de linhaça
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.
NOSSA KAREN ADOREI EU COMIA NA COMIDA AGORA VOU FAZER ASSIM RSRSRSRS POSSO FAZER UMA PERGUNTA É VERDADE QUE A LINHAÇA DOURADA É MELHOR QUE ESCURA
ResponderExcluirOlá Karen, me consultei com vc hoje, amei seu blog!
ResponderExcluir